sábado, 15 de maio de 2010

Cura

Após tirar todas as folhas daquela minha plantona que estava amarelando, reduzir a rega e aplicar óleo de neem e calda bordalesa... mais de duas semanas depois... muitas, mas muitas folhas verdinhas e lindas, surgindo abundantemente! Tem galhos que já possuem 12 folhas grandes, o que é muito para tão pouco tempo!

Parece que foi stress... porque agora está muito frio (entre 15º e 8ºC) e ela manteve-se linda.



Mas os bebês sentiram muito o frio. Dois já morreram, dos quase 30.
Para tanto, fiz duas estufas provisórias. A primeira é uma forma para bolo e outra é uma forma para frango, coberta por plástico filme. Ambas de plástico PET. Acomodei os copinhos com as mudinhas, apliquei um leve banho de solução de neem, para me precaver dos fungos, afinal em local fechado sempre surge uma praga... E para aquecer, uma lâmpada de baixa radiância (15V) embrulhada em papel alumínio. Esse papel alumínio filtra a luz mas deixa passar o calor em forma de infra-vermelho, aquecendo a estufa.



Para a estufa coberta com papel filme, coloquei um abajur coberto com um tecido de algodão para filtrar a luz. Tem funcionado essa última semana, os substratos secaram rápido e o plástico lotou de vapor e gotículas, a prova de que lá dentro realmente ficou quente. Medi as temperaturas lá dentro, que variaram de 23°C a 29ºC. Para isso, fui regulando a distância da lâmpada da estufa, esperava uma hora, media, e assim por diante, até calibrar...



Agora achei jogado na rua um aquário de 40l de vidro, lindo. Limpei-o bem, pois fedia demais. Usei lisoform, depois água sanitária, depois bucha com sabão, por fim limpei com vinagre e sequei com álcool 70%. E ainda fede um pouquinho... o vinagre serve para tirar cheiro de "peixe" pois é ácido e este destrói as aminas, responsáveis pelo mau cheiro...
Enfim, essa semana junto as plantas no aquário limpo e coloco uma lâmpada com papel-alumínio dentro para aquecer. Tem que ser uma bem fraquinha, caso contrário cozinhará as plantinhas.

2 comentários:

  1. Me desculpa a ignorancia mas que vem a ser essa solução de neem? como o faz ?

    ResponderExcluir
  2. O neem é o óleo de uma árvore, Azadirachta indica, que contém azadiractina, uma substância inseticida, nematicida e fungicida com amplo espectro de ação, ou seja, mata quase tudo que tem mais de quatro patas. Ou nenhuma, exceto as cobras, rs.

    ResponderExcluir