quarta-feira, 21 de abril de 2010

Problemas...

O frio aqui em casa durou mais de uma semana, e nas noites frias as plantas dormiram dentro de casa, mais quente. Mas houve manhãs muito frias que elas ficaram para fora, e isso deu uma parada no crescimento muito grande. Elas estão meio estagnadas... mas agora com o sol de volta, espero que tudo se normalize. Os bebês tiveram algumas folhas com clorose (totalmente brancas), isso porque o substrato estava muito solto e não reteve os nutrientes. Adubei com adubo para bonsai sem nitrogênio e os brotinhos já estão vindo verdes. Quando surgir a quarta dupla de folhas, vou podar o ápice para que eles engordem!

Outro problema que tenho é o sol, eles tomam sol o do amanhecer até as três da tarde, por isso às vezes chego em casa pela noite e os pezinhos estão torrando, coitados. Não tenho como mudá-los de lugar, nem quem os faça quando eu estou fora. Por isso, algumas folhas queimaram e eu fiquei triste. Estou colocando mais água, embora eles precisem se adaptar ao "seco" em breve, até que fiquem intolerantes a umidade, caso contrário apodrecerão as raízes!

Meu Adenium grandão, rosado, após a floração ficou estranho. As últimas flores sairam deformadas e as folhas começaram a secar nas pontas, depois amarelar e cair... todas as folhas praticamente! A floração acabou e planta parecia morta.

 Repare nas pontas secas, começa com uma mancha amarelada, daí a folha toda colapsa em seguida, caducando aos montes.


Parte de cima das folhas (que eu retirei).

Parte de baixo das folhas (que eu retirei).
Causas possíveis:

- O frio intenso que pode ter colocado a planta em dormência temporária
- Falta d'água, já que nos dias frios não se rega  os adeniuns, em especial quando a temperatura cai abaixo dos 12ºC, porque o uso de água pelas raízes é baixíssimo e elas podem apodrecer, do nada.
- Stresse pela floração fora de época
- Falta de nutrientes, gerado pelo crescimento rápido, pouca rega e muitas flores
- Vírus se manifestando, para meu terror!
- Fungos assassinos
- Bactérias, como a que causa ferrugem nas videiras

Na dúvida, arranquei todas as folhas, dei um banho de solução de óleo de neem, voltei a regar normalmente e o calor também voltou. Coloquei também adubo rico em cálcio, cobre e magnésio. A planta, enfim, está dando sinais de melhora, brotos não-deformados, verdinhos, embora algumas folhas restantes continuam amarelando.

A planta tá feinha feinha, tadinha.

Rezar para isso passar logo. Se for vírus, terei que sacrificar a planta. De qualquer forma, isolei a planta em outra janela para que não se transmita isso, seja lá o que for.

Novidades em breve.

5 comentários:

  1. olá guilherme , acabo de comprar umas adenium , ela estava com uma especie de pulgao amarelo , levei no vivero q a comprei ele jogou um veneno no caminho pra casa liguei o ar condicionado do carro , as flores mucharao e secaRAm TODOS , E HJ DEPOIS DE 4 DIAS REPLANTADA as folhar estao amarelando e caindo , segundo o dono do viveiro as flores secaram por causa do ar condicionado de carro,´vc acha q é isso ? q eu faço ?
    me mande um e-mail laura_ad@msn.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações, moro no sul e agora sei porque meu adenium cresce tão devagar e as folhas amarelam e caem..
    Adoro sua maneira de escrever também, voce deve ser uma pessoa com grande sensibilidade.
    Grande abraço!

    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Guilherme
    Sou amante das plantas,pena nao ter descoberto qdo menina.
    Ganhei uma adenium de presente tem 5 dias com 4 flores,linda,viajei 7 horas com ela dentro de uma caixa para nao pegar vento.Ontem notei que as folhas estavam amarelando e hoje muito mais,o que devo fazer?Nao quero perde-la pois me apaixonei,a temperatura aqui esta em torno de 15 graus,regula com SP,me responda rapido por favor,meu email é zen_jf@hotmail.com
    Ab

    ResponderExcluir
  4. OIe.
    Não creio que o problema dessas plantas seja excesso de sol, os meus ficam no tempo, levam cerca de 8 hrs de sol por dia. levam chuva quando chove tambem, todos expostos. Esse espécime costuma perder as folhas em época de dormência, é o que pode ter acontecido com o seu.. pode ser tambem pouca água, por nao suportar umidade costumamos priva-lo de água mais que ele suporta. Os meus me deram um susto quando aconteceu de perder todas as folhas e começarem a "emagrecer" então me pus a pesquisar, mudei o substrato para mais drenável e larguei no tempo, ha dois invernos que nao perdem as folhas e estão florindo lindamente.
    Graziela

    ResponderExcluir
  5. Lendo o post do anônimo com problemas na planta que comprou.
    Creio que o vendedor tentou limpar a barra dele e colocou inseticida em excesso, vc deveria ter lavado sua planta, se foi algo oleoso provavelmente tapou os poros das folhas, se foi spray, ja aconteceu comigo em outro espécime.
    Um remedinho bom, barato e eficaz.
    1 colher de sopa de K-othrine(usado para detetização)
    1 litro de água.
    Dilua bem e use.
    borrife a planta toda, se a praga estiver nas raizes, pode mergulhar a planta sem susto.
    Não deixe no sol pois pode queimar as folhas, depois de uns dias lave as folhas com água pura e observe, se necessitar aplique de novo, mas eu duvido :)
    Sou cultivadora de cactos e suculentas, alem de cultivar espécime variados, é um hobby, nao negocio plantas.
    Graziela

    ResponderExcluir