terça-feira, 6 de abril de 2010

Nascendo!

Meus bebês estão lindos! Aí vão fotos da 2ª semana e da 4ª semana.


Estufa feita de copos individuais, após duas semanas do plantio, mais ou menos. Repare que há mudas com folhas, mudas apenas germinando e sementes com apenas raízes. Ou seja, plantas em diversos estágios.

Aqui, duas sementes após mais ou menos dois dias. As raízes surgindo, procurando umidade.


 Aqui três mudinhas lindas, após uns 23 dias.


As mudinhas após 30 dias, com 4 pares de folhinhas.


As mudinhas mais velhas, com uns 25 dias.

 
Mudinhas com 25 dias, da segunda remessa.

 
 As sementinhas implantadas, que germinaram tardiamente e a raiz esteve atrofiada, ou a semente não rompeu direito e as enforcava. Abri as sementes, coloqui a parte de onde deveria surgir a raíz no solo e agora elas estão crescendo. Uma boa técnica, funcionou por enquanto. Porém algumas não apresentaram raízes, embora estejam grandinhas e com folhas.

Assim, algumas se formaram bonitinhas, mas sem raíz. Absorvem água por um rabinho na base do caule, não sei se sobreviverão. Outras produziram raízes após eu rasgar a semente e plantá-las de pé. Repare que essa não possui raíz.

Mais uma implantada, plantei-a de pé, agora que sei o lado do crescimento e das folhas, que está para cima.


Já esta aqui produziu raízes embaixo, está fixa ao solo. Contudo, a gema superior não produziu folhas. Espero que brote e se desenvolva, será uma surpresa. Afinal, era para esta estar morta, ela rompeu tardiamente porque a casca da semente era muito grossa. Vamos ver no que dá. O pedaço de plástico é para ela não tombar.

Uma dessas Adeniuns nasceu com três folhas. Não sei que tipo de anomalia é essa nem o que representa, mas em geral as plantas possui dois cotiládones, e não três. Fiquei surpreso. Mutantes!

Essas duas são daquelas implantadas que enraizaram. Repare que são muito pequenas em relação as demais, embora tenham germinado cedo. Será que são mini-size?

Hoje, após 30 dias do plantio, o plástico foi por fim retirado de cima dos suportes dos copinhos. Antes haviam apenas rombos para o ar entrar. Adubei-as com uma dose master-diluída de adubo para bonsai, para estimular o crescimento do caudex e o enraízamento, já que elas estavam plantadas num substrato paupérrimo.

Como faz frio, elas passam o dia dentro de casa, que é mais quentinho. Vão ficar aqui até essa frente fria ir embora. Afinal, 15ºC vai aniquilar seu crescimento. Calor, não te gosto, mas volte!
Estou planejando uma estufa, em breve posto os detalhes.

Daqui mais um mês será a poda das plantinhas, e o trnasplante. Nesse interim, receberão sol direto pela primeira vez e deixarei seu substrato menos úmido.




3 comentários:

  1. muito legal o blog, to aprendendo muito... germinando sementes aqui tbm, nasceu um broto rosa com folhas brancas, oq sera? as sementes vieram num mix sem nomes...aqi tem as fotos:
    http://tempovoalivre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse broto com folhas brancas pode ser de uma muda variegata, que possui as folhas brancas. Um belo exemplar, cuide com carinho! Ou pode ser algum nutriente faltando, espere crescer um pouco para ver se as folhas e mantém desse jeito.

      abs!

      Excluir
  2. Olá Guilherme, tudo bem ? Faço parte do seu blog que já o li de cima a baixo e gostomuito damaneira que escreve, de forma simples e didatica e com temas que com certeza ajuda a muitos, inclusive a mim. Queria te fazer uma pergunta pois sei que é um estudioso do assunto e talvez poderá me ajudar. Qual e o processo pra se criar flores de pétalas duplas, triplas etc ? Como conseguem fazer essas flores se tornarem duplas? Consigo fazer cruzamentos diretos, cruzados, enxertia, polinização dos adenium mas não sei como fazer a duplicação das petalas. Voce poderia me ajudar ? Gostaria de te-lo como amigo no face, poderia me adicionar? grande abraço.

    ResponderExcluir