terça-feira, 27 de abril de 2010

Link da Prefeitura

A prefeitura aqui de São Paulo possui um disk-jardinagem para ajudar a população a esclarecer dúvidas sobre suas plantas.

PAP - PROGRAMA DE ATENDIMENTO ÀS PLANTAS
Se você tem dúvidas de como cuidar de sua planta ou se ela apresenta algum tipo de doença, NÃO HESITE EM CONSULTAR O PAP! Através do e-mail papjardim@prefeitura.sp.gov.br e do telefone (11) 5539-5291 você poderá esclarecer suas dúvidas ou até mesmo agendar uma visita para obter orientações mais adequadas.

Enviei o seguinte e-mail, pedindo ajuda:

tenho tido problemas com um Adenium obesum que adquiri há uns meses. A planta estava bonita, teve a primeira floração e após, a folhagem ficou bem escura, densa e brilhante. Fora de época, houve uma segunda floração (há 2 meses), e após, as folhas começaram a amarelar nas pontas, e em seguida iam se alastrando pelas folhagens, e as folhas caducavam. Em geral, as adeniuns possuem ligeira dormência após a floração, seguida de uma explosão de brotos. Nesse caso, o que está havendo? Usei um adubo com Cu, Mg, Ca, S, N, P, K, Co, Bo e Fe, apliquei em concentração menor que a indicada, mas isso não parece estar resolvendo o problema, se fosse algum desbalanceamento nutricional. Tentei aplicar solução de óleo de neem, mas também não surtiu efeito, as folhas contiuam amarelando. O substrato é arenoso e já verifiquei se é apodrecimento das raízes, e não o é. Suspeito que possa ser vírus, ou a queima das folhas devido ao frio das últimas semanas. Não acho que seja o frio, já que as outras Adeniuns que tenho passaram pelo mesmo frio e não sofrem do amarelecimento. Ah, sim, a Adenium é da família das apocynaceas, como a allamanda, o oleandro e a pluméria. O que pode ser? Como procedo com essa Adenium?

Desculpem a prolixidade, mas estou realmente preocupado, já fiz de tudo que sabia para as pragas comuns, mas dessa vez não sei como proceder.


Grato,


Guilherme Reis Ranieri"


Espero a resposta chegar, daí eu fofoco aqui alguma possível solução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário