terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Coisas estranhas

Vi na internet alguns adubos inusitados. Tem gente vendendo esterco pellet (ou seja, prensado e transformado numa bolinha, tipo de homeopatia), quitosana (que é a casca de camarões desidratada) e infusão de esterco de galinha!

Acho desnecessário. Os estercos podem ser do tipo comum, apenas exposto ao sol para matar patógenos, e só.

A quitosana contém traços de iodo, silício, boro, manganês, cloro e sódio, além de razoável fósforo e amônio (nitrogênio) mas esses nutrientes não são tão desesperadamente essenciais a ponto de necessitar importar casca de crustáceo da Thailândia para ter plantas felizes. Fora que o uso de quitosana e proporções erradas favorece crescimento de fungos, e adeus Adeniuns!

Não se prenda a esse exotismo de adubops milagrosos vendidos por mercenários. Fique com o bom esterco, a cinza de fogueira ou os adbos químicos normais.

Ah, sim, quase ia esquecendo.Vi uma caixinha de adubo para bonsai da Vitaplan, contém todos os nutrientes que aplanta precisa, incluindo os mais incomuns, como boro, cobre, ferro, manganês, cálcio, enxofre e magnésio. A caixinha custa R$2 no mercado e rende bastantão. Use uma ponta de colher de café por vaso, depois vá aumentando as quantidades nas outras adubações posteriores. Se usar o quanto a caixinha manda de primeira, uma colher de café para vasos grandes, sua Adenium vai morrer rapidamente.

Na forma foliar, use 1/4 de colher de café, dilua em 100 ml e borrife as plantas, dia sim dia não, por uma semana.

É a primeira caixinha da foto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário